topo
linha2

Fotogaleria

 
» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » Valores da nossa ilha… cá e lá

 

Valores da nossa ilha… cá e lá

 

Participei com emoção a 5 de Março, no Concerto – 25 anos de Música original nos Açores, dentro da Semana da Cultura Açoriana, no teatro municipal São Luiz em Lisboa e a comoção bateu-me à porta quando o Grupo de Musica Açoriana do Teatro Micaelense, tendo como solistas a Alexandra Ávila e o João David Almeida, a quem se juntaram no fim a Susana Coelho e Zeca Medeiros; João Paulo Esteves da Silva – piano; Rafael Fraga – guitarra e director musical; Jorge Reis – saxofones; Luís Fernandes – flauta transversal e acordeão; Augusto Macedo – baixo; Bruno Pedroso – bateria; Sebastian Scheriff – percussões; Este grupo ”interpretou, para todos quantos os quiseram ir ouvir a tocar e a cantar a beleza dos sons que se criam nos Açores, musicas da autoria do: Zeca Medeiros, Aníbal Raposo, Luís Alberto Bettencourt, Paulo Andrade, João Miguel Sousa, Manuel Medeiros Ferreira, António Bulcão, Bruno Walter Ferreira e Bartolomeu Dutra”. Pois foi a canção do amigo e conterrâneo, Bartolomeu, que me comoveu: Balança, barco balança (?), sobre o n/m Ponta Delgada, imaginando viagens e vivências que ele muito bem interiorizou… desses recuados tempos de martírio das viagens marítimas para S. Miguel e Terceira.

Grupo de Musica dos Açores

“A Semana Açoriana em Lisboa, promovida pela Direcção Regional da Cultura, em parceria com o Teatro São Luiz e o Teatro Micaelense, transformou a cidade de Lisboa no palco de diversas iniciativas culturais, desde espectáculos, conferências, exposições, projecção de um filme e gastronomia”.

Nessas noites da Semana Cultural dos Açores, encontrámos tanta gente que pelo Pico passou há anos, sim principalmente pelo Pico e que ali voltou ao S. Luiz e à Semana dos Açores porque, manifestaram-me muitos deles, ao ouvirem aqueles sons próprios do Pico e dos Açores reviviam os maravilhosos tempos de uma vida “bem passada e bem partilhada”…

Esta iniciativa encerrou com a Orquestra Regional Lira Açoriana, “levando ao Teatro de S. Luiz muito público e dezenas de personalidades, entre as quais se contavam o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, a convite do Presidente do Governo dos Açores, Carlos César.

A Orquestra Regional Lira Açoriana, sob a direcção de António Melo, aplaudida de pé, no final, interpretou obras de Reineke e Wagner, entre outros, fechando com composições e arranjos de músicas tradicionais dos açorianos e picoenses Antero Ávila e Hélder Bettencourt. E aqui reproduzo os nomes desses jovens que brilhantemente representaram a musica filarmónica da nossa ilha,  presentes nesse concerto da LIRA AÇORIANA às 17,30 do dia 7 de Março no Teatro São Luiz: Ana Gomes (trompete), Ana Terra (trompa), Carlos André Terra (trombone), Célio Melo (sax tenor), Cláudio Cruz (contrabaixo de cordas), Fábio Goulart (trompa), Helder Bettencourt (clarinete e maestro-adjunto), Hildeberto Peixoto (clarinete), Joana Oliveira (flauta), José André Sousa (bombardino), Juliano Neves (percussão), Luis Cláudio Ávila (sax alto), Luis Melo (trompete), Margarida Machado (flautim), Paulo Macedo (sax tenor), Rogério Silva (tuba), Sara Vieira (tuba), Sandra Catarina Ferreira (trompete) e Tiago Machado (clarinete), além, claro, do Antero Ávila.

Temos valores humanos e artísticos que nos dão esperança de que haverá quem nos continue… e ainda bem que assim acontece, para orgulho de todos nós.

 

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007